Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

terça-feira, 22 de março de 2011

Clube de Astronomia mede a sombra do Sol no Equinócio Vernal de março de 2011

O Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre teve a satisfação de participar da atividade de medida da sombra do Sol no equinócio de 21/03/2011. A atividade propriamente dita começou às 11h00min e se estendeu até as 13h30min, no ambiente do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé. Após esse horário, os alunos retornaram ao Colégio.
Essa atividade já vem sendo tradicionalmente programada previamente com a Supervisão Pedagógica do Colégio, ao final do ano, para constar do calendário de eventos da agenda dos alunos como sendo um pic-nic no Observatório, como já o fizéramos há alguns anos. O presente projeto é realizado em conjunto com o Grupo de Trabalho sobre Ensino da Astronomia, organizado por ocasião da Reunião CTS 4 (Ciencia, Tecnologia e Sociedade IV), realizada em Porto Alegre, Brasil, entre os dias 24e 26 de novembro de 2008. Esta reunião foi organizada em conjunto pelas seguintes Sociedades Científicas: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, Brasil), Asociación Ciencia Hoy (Argentina), Asociación Argentina para el Progreso de las Ciencias (AAPC, Argentina) e Sociedad Uruguaya para el Progreso de la Ciencia y la Tecnología (SUPCYT). Por convite então, da Profa. Dra. Maria de Fátima Oliveira Saraiva, do Instituto de Física da UFRGS, integramos nossa atividade à atividade do grupo mencionado, num projeto não somente regional, local, mas internacional. No ano passado e neste ano a equipe fundiu-se a outro projeto mais amplo denominado Projeto Eratóstenes, cujo objetivo principal é, a partir dos dados colhidos nas medidas da sobra do Sol a meio-dia, refinar a medida da circunferência da Terra.
O dia estava muito lindo, luminoso e limpo de nuvens. Os alunos, em número de 23,  foram divididos em oito grupos, de trabalho, onde seis grupos utilizaram as mesas do terraço do Observatório e os outros dois grupos fizeram as medidas sobre o Disco de Efemérides ao lado do prédio do Observatório.  Sobre cada uma das seis mesas de alvenaria do terraço do Observatório foram colados papéis para marcação individual dos alunos e um pequeno gnomon de 15 centímetros. Dois gnomons foram colocados sobre o Disco de Efemérides no chão e fizemos sistematicamente as marcações das sombras do Sol a cada 10 minutos, a partir das 11h20min. Ao final de tudo os alunos mediram os comprimentos das sobras coletadas no papel
Na próxima quarta-feira, 23/03/11, no horário do Clube de Astronomia, os professores coordenadores irão conduzir a atividade de medida da sombra e determinação do ângulo de incidência do Sol com os alunos.
Uma vez estando de posse desses resultados enviaremos as informações e fotos para divulgação e tratamento de dados pelo grupo de professores que participam do projeto internacionalmente. Da nossa parte, existe interesse particular de escrevermos um pequeno artigo para ser publicado e divulgar a atividade, independentemente do artigo que deverá ser publicado pelo grupo organizador do evento internacional.

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