Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 18 de outubro de 2014

Alunos do CMPA estão relacionados para participarem da pré-seleção para olimpíadas internacionais de astronomia em 2015

Após conquistarem medalhas na primeira fase da  XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia (XVII OBA), realizada em maio deste ano, onze alunos do CMPA foram relacionados para participarem da pré-seleção visando as olimpíadas internacionais de astronomia de 2015. São eles:

- Adrisson Rogerio Samersla (Segundo Ano do EM)

Ana Paula Lopes Schuch  (Segundo Ano do EM)
Aruana Almeida  (Segundo Ano do EM)
Felipe André Bach Alves  (Segundo Ano do EM)
Gabriel Griep  (Terceiro Ano do EM)
- Gabriel Marins da Costa  (Terceiro Ano do EM)
Guilherme Martini Santiago  (Segundo Ano do EM)
- Pedro Costa Lima  (Segundo Ano do EM)
Pedro Henrique da Silva Dias  (Segundo Ano do EM)
- Thomas Vaitses Fontanari  (Terceiro Ano do EM)
Yohan Wyllian da Silva Garcia  (Terceiro Ano do EM)
A carta convite e lista completa dos 1000 selecionados de todo o Brasil se encontra disponível no link:
No período de pré-seleção os alunos participarão de três provas online como segue, de acordo com a carta-convite:
Primeira prova online, dia 23/11/14 (domingo).Quem não a fizer receberá automaticamente a nota zero.

Segunda prova online, dia 25/01/15 (domingo).Quem não a fizer receberá automaticamente a nota zero.

Terceira prova online, dia 01/03/15 (domingo).Quem não a fizer receberá automaticamente a nota zero.

PROVA PRESENCIAL EM ABRIL DE 2015 para os 100 mais bem classificados nas provas online,incluindo a nota obtida na prova da XVII OBA, segundo uma fórmula a ser divulgada.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aluno do CMPA em Olimpíada Internacional de Astronomia no Uruguai


Desde o dia 10 de outubro o aluno Lucas Hagemaister, do Terceiro Ano do CMPA, se encontra na cidade de Minas, Uruguai, participando de olimpíada internacional de astronomia, ou mais precisamente, da VI Olimpíada Latino-Americana de Astronomia (VI OLAA). O aluno Hagemaister é um entre os 50 participantes provenientes de 10 países latino-americanos na VI OLAA.

A participação do aluno Hagemaister na VI OLAA se deve aos resultados obtidos na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia (XVII OBA) realizada em maio de 2013 nas dependências do CMPA. Naquela época, junto com mais onze alunos do CMPA, o aluno Hagemaister foi indicado para participar de atividades de pré-seleção para as olimpíadas internacionais de astronomia, num universo de 1000 (um mil) alunos de todo o Brasil. Numa primeira etapa de uma sequência de três provas realizadas online entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014, foram selecionados, daquele total nacional, total 60 alunos, dos quais três eram do CMPA, a saber: Pedro da Silva Dias, Ana Paula Lopes Schuck e Lucas Hagemaister.

Esses 60 alunos participaram então, em março de 2014, em Barra do Piraí, RJ, de um encontro de estudos preparatórios para a prova finalíssima, que se ralizou na cidade de Passa Quatro, MG. Nessa última prova final, dos sessenta alunos, cinco foram selecionados para a International Olympiad of Astronomy and Astrophysics, na Romênia, outros cinco (dentre eles o aluno Hagemaister) para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e mais cinco suplentes (nos quais estava incluido o aluno Pedro Dias).

Acessando o site da VI OLAA, e conforme e-mail enviado pelo aluno, verificamos que entre vários passeios realizados pelo Uruguai, todas as provas já foram realizadas. E com grande satisfação e alegria acabamos de receber e-mail emocionado do Prof. Canalle nos relatando a situação final, onde o nosso aluno recebeu medalha de prata pelo seu desempenho geral e ganhou prêmio especial de MELHOR PROVA INDIVIDUAL, pois simplesmente gabaritou a prova individual:

" Caros Colegas,

É com grande satisfação que informe os resultados da VI Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, VI OLAA, realizada aqui na cidade de MINAS, no Uruguai, entre o dia 10 e 16 de outubro.

Os alunos


Carolina Lima Guimaraes
Lucas Hagemaister

ganharam medalhas de prata.

Os Alunos


Rafael Charles Heringer Gomes
Romero Moreira Silva
Wagner Fonseca Rodrigues


Ganharam MEDALHAS DE OURO, 

mas as premiações não pararam aí.

Os cinco alunos


Carolina Lima Guimaraes
Lucas Hagemaister
Rafael Charles Heringer Gomes
Romero Moreira Silva
Wagner Fonseca Rodrigues

ganham o prêmio especial de MELHOR PROVA INDIVIDUAL, pois simplesmente gabaritaram a prova individual.

Além disso,

Rafael Charles Heringer Gomes ganhou também os prêmios especiais de

MELHOR PROVA EM GRUPO
E
MELHOR PROVA DE FOGUETES.

Mas ainda não acabou.

Carolina Lima Guimarães ganhou também o prêmio de

MELHOR COMPANHEIRA, 

eleita pelos alunos participantes.

Conclusão, esta equipe foi quem ganhou a maior quantidade de prêmios de todas as OLAAs, mas também foi a equipe que ganhou mais prêmios de todas as equipes de TODAS AS OLAAs. Ou seja, estão de parabéns, pois foram sensacionais. Certamente o treinamento dado por Gustavo, Eugênio, Thiago, Klafke, Bruna Senra, Leandro Farias e demais colaboradores da OBA e os seus professores em suas Escolas foi importante, porém a dedicação dos alunos foi fundamental.

Agradeço a todos que colaboraram com este sucesso.

Um abraço.

Prof. Canalle"

Foram vários meses, muitas tardes e finais de semana dedicados ao estudo da astronomia; muito cansaço e até tentativas de desistir de participar do evento, visto o acúmulo de responsabilidades que o aluno assumia com os afazeres do Colégio e outras obrigações. Queremos lembrar a bela noitada de lua-cheia do dia 7 de outubro, vésperas da partida para a VI OLAA, quando fizemos a última preparação do aluno nas dependências do Observatório Capitão Parobé. Nesse último contato, realmente vimos o potencial que o aluno Hagemaister apresentava pra até conseguir uma medalha de ouro, que, por detalhes próprios de um enfrentamento desse porte acabou não acontecendo. Mas estamos felizes não somente pelo que o Hagemaister conquistou, mas por ele ter participado de evento dessa magnitude como premiação de conclusão do Terceiro Ano, coroando o final de sua passagem pelo CMPA como uma recompensa por tudo que ele participou entre tantas atividades que o CMPA oferece aos seus alunos.


Por fim, queremos agradecer nominalmente ao Prof. Cap R/1 Bruscato, Ten Victor e Profa Gravina pela participação direta na preparação do aluno Hagemaister. Também agradecemos à Sub-Direção de Ensino, Supervisão Pedagógica, ao Comandante de Companhia ao Coordenador de Ano e a todos os professores do Terceiro Ano pela compreensão e e colaboração na preparação do aluno, quando esse precisou faltar a aulas e eventos do CMPA. Cabe aqui também um agradecimento à AACV por ter financiado a participação dos alunos e do professor-acompanhante, quando da fase em Barra do Piraí, RJ.
O aluno Hagemaister retornou a Porto Alegre na data de 17 de outubro, chegando no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 21h50, sendo recebido pelos seus pais e os professores Luiz Carlos Gomes e Gentil Cesar Bruscato.

Parabéns, aluno Lucas Hagemaister!


Atualizando: Conquista do Brasil na VI OLAA foi notícia no G1. Veja: 

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/10/brasil-ganha-tres-medalhas-de-ouro-em-olimpiada-latina-de-astronomia.html

Atividade no Equinóicio de Primavera



Ao final da manhã do dia 23 de setembro alunos do Clube de Astronomia do CMPA participaram de atividade para medir o comprimento da sombra do Sol no período entre 12h05 e 12h40. Nessa atividade cada um dos alunos montou no pátio Plácido de Castro um gnomon. O gnomon nada mais é que uma haste vertical utilizada para se acompanhar os movimentos da sombra do Sol devido ao movimento aparente desse astro ao longo do dia. A cada intervalo de 3 minutos os alunos corriam até o gnomon e registravam o comprimento da sombra. Ao final das medidas, os resultados foram entregues aos professores coordenadores Luiz Carlos GOMES e Antonio Carlos PAIM para análise posterior.
Na tarde da segunda-feira seguinte, com os dados em mãos, professores e alunos se reuniram no Laboratório de Física como acontece costumeiramente nesse horário e analisaram os dados através de planilha Excel. Da análise, verificou-se que o meio-dia solar naquele dia aconteceu às 12h17, com o Sol posicionando-se a uma altura de 60,0 graus em relação ao horizonte.
O equinócio é a efeméride astronômica que acontece quando o Sol cruza exatamente o equador celeste, nascendo nesse dia exatamente no Leste. Temos dois equinócios ao longo do ano, este em 23 de setembro, que é denominado de equinócio de primavera e o equinócio de outono em 20 de março. Desde 21 de junho, quando de seu maior afastamento do Leste, que denominamos solstício de inverno, a cada dia o Sol nasce se deslocando do sul em direção ao norte. Até 21 de dezembro, o solstício de verão, o Sol continuará se deslocando cada vez mais para o Norte, até começar a voltar novamente. Neste ano, na realidade, o equinócio de primavera aconteceu na noite do dia 22 de setembro, às 23h40. Portanto, o Sol não mais se encontrava sobre o equador celeste, mas já estava deslocado alguns minutos de ângulo mais ao norte.