Na
tarde do dia 29 de novembro de 2012, quinta-feira, os alunos do Clube de
Astronomia do CMPA realizaram uma atividade com a intenção de melhor perceber o
tamanho e as grandezas de nosso sistema planetário.
A
oficina desenvolvida foi “A Terra como um grão de coentro”, onde os alunos
construíram uma simulação do Sistema Solar, em escala de tamanho e em escala de
distâncias, utilizando uma bola de plástico com 23 cm de diâmetro para representar
o Sol e vegetais e grão de vegetais para representar os planetas.
Para
o desenvolvimento dos trabalhos foi confeccionado um roteiro explicativo
contendo uma tabela onde os alunos calcularam qual a escala de distância de
nosso sistema planetário usando a relação de 1mm para cada 6.000km. Após a
determinação das distâncias dos planetas ao Sol em escala, foi distribuído aos
alunos conjunto de grãos e vegetais para representar os planetas em escala
aproximada de tamanho. Para propiciar ambiente de maior participação não foi
determinado quais grãos correspondiam aos planetas. Ao final de breve discussão
entre os alunos foram assim escolhidos os grãos: semente de chia para
representar Mercúrio, semente de coentro para representar Vênus e Terra,
semente de gergelim para representar Marte, uma noz para representar Júpiter, uma
avelã para representar Saturno e dois amendoins representaram Urano e Netuno.
Os demais corpos do nosso Sistema Solar não foram representados por se
mostrarem muito pequenos frente a escala adotada. Para representar Plutão, por
exemplo, seria necessário contar ao meio uma semente de chia.
Foi
distribuído aos alunos recortes de cartolina onde os vegetais representando os
planetas foram colados e nomeados. Sobre uma mesa foram colocados na ordem de
afastamento do Sol, a bola de plástico e os recortes de cartolina para
evidenciar a escala de tamanho de nosso sistema planetário.
Para
a representação da escala de tamanho foi utilizado o Pátio Plácido de Castro,
interno ao CMPA. A maior dimensão do pátio é de aproximadamente 140m. Foi colocada
a bola de plástico representando o Sol, e partir deste os recortes de cartolina
com os vegetais colados na ordem de afastamento dos planetas ali representados.
A simulação da escala de distância parou no planeta Júpiter, que ficou,
aproximadamente, 130m afastado do Sol.
Quando
da distribuição dos recortes de cartolina ao longo do pátio, ao se chegar no
grão de coentro que representa a Terra, os participantes da atividade avaliaram
o ângulo visual com que era vista a bola que representa o Sol, no céu o Sol
ocupa um ângulo visual de meio grau. Para tanto usaram a ponta dedo indicador
que, com o braço totalmente estendido, ocupa 1 grau de ângulo visual. Avaliando
com uma precisão aceitável neste trabalho de construção da simulação do sistema
planetário em escala de tamanho e em escala de distância é de se esperar que a
ponta do dedo indicador se sobreponha a bola que representa o Sol duas vezes, o
que ocorreu com sucesso. Ainda no pátio do colégio foram distribuídos alunos e
professor junto a cada um dos planetas representados, o que ajudou a evidenciar
a escala de distância que envolve nosso sistema solar.
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