Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Equipe do Observatório Capítão Parobé vai a Monjolo, RS

Depois de vários dias chovendo e muitos cancelamentos das atividades astronômicas pela equipe do Observatório Capitão Parobé (inclusive o eclipse total da super-lua na noite de ontem), finalmente apareceu uma bela noite limpa e com pouca umidade na atmosfera. Nessa noite de segunda-feira fomos a Monjolo, pequena localidade a 10 quilômetros de Santo Antonio da Patrulha, RS.

Levamos o telescópio C8 para darmos início a um conjunto de atividades da EEEF Felisberto Luiz de Oliveira visando a abertura da 19 Feira do Conhecimento, coordenada pela professora Ana da Fátima Padilha Rodrigues que leciona ciências e matemática do 9º ao 6ºano, Estavam presentes no evento, além da diretora da Escola, professora Maria José de Medeiros Gil Grassmann, professores, pais e avós de alunos, alunos e outras pessoas da comunidade, num total de 47 participantes.

A Feira do Conhecimento é constituída de projetos de pesquisa produzidos por todos os alunos da escola, do Pré ao 9º Ano, orientados por seus professores. O tema gerador da feira deste ano é: " Da lamparina a querosene à fibra ótica,da pintura rupestre à digitação: tudo é Luz, Ciência e Humanidade", tendo em vista que este ano de 2015 é o Ano Internacional da Luz.

Durante o encontro o grupo teve a oportunidade de ouvir palestra sobre o que significa observarmos o céu à noite, como desenvolvermos atividades simples de observação do céu sem aparelhos, o comportamento do olho humano frente à luminosidade e a importância de preservarmos a visibilidade do nosso céu. Logo após a palestra todos os participantes se dirigiram para o ambiente externo onde se encontrava o telscópio e passamos a perscrutar o céu. Foram mostradas as principais constelações e estrelas mais brilhantes da época, localizamos a extensão da Via Láctea e observamos ao telescópio o planeta Saturno com seus anéis, detalhes das crateras da borda da Lua e a Caixinha de Joias (NGC 4755).

Embora o céu em Monjolo seja livre da luminosidade tão comum nas grandes cidades a nossa amiga Lua não cooperou, pois seu brilho intenso de pós lua-cheia atrapalhou bastante a observação à vista desarmada de alguns detalhes do céu. Mas não prejudicou a beleza do evento. Antes da Lua nascer totalmente ainda curtimos uma bela visão da Via Láctea que não temos mais em Porto Alegre.

Coordenaram as atividades os professores Luiz Carlos GOMES, Ten VICTOR Sardinha Bexiga e Gentil César Bruscato. Voltaremos!

Um comentário:

Ana2012 disse...

Uma noite inesquecível! A Lua, tão bela, só fez com que ficássemos com um "gostinho de quero mais..".Aos dedicados professores Gomes, Victor e Bruscato, nossos agradecimentos, meu e da comunidade escolar do Felisberto. Prof. Ana de Fátima.