
A aluna do Sexto Ano do Ensino Fundamental do CMPA, Carolina Mallmann, esteve presente no Observatório Capitáo Parobé, juntamente com seus pais, na noite do dia 23 de agosto para ser orientada e inciar seu trabalho de pesquisa a ser apresentado na Feira de Ciências, Arte e Cultura do CMPA em 14 de setembro próximo.
Sob orientação do professor Luiz Carlos GOMES, a aluna irá medir, mediante observação simples à vista desarmada, a
poluição luminosa da cidade de Porto Alegre, particularmente do bairro onde mora, Vila Nova. A atividade é bastante simples e não exige que a aluna saia do pátio de sua casa. Para isso, foi escolhida a constelação do Escorpião (
Scorpius) pelo fato dessa constelação se encontrar no
zênite nessa época. Quanto mais próximo ao zênite estiver uma constelação, um asterismo, ou mesmo um astro apenas, menos interferência a atmosfera apresenta na qualidade de sua luminosidade.
Através da análise das
magnitudes das estrelas visíveis pode-se classificar o grau de permitividade de fluxo luminoso em nossos olhos, visto que a maior ou menor entrada de fluxo luminoso na nossa retina depende da abertura da pupila do olho. E muita luminosidade fecha a pupila a ponto de não conseguirmos perceber os astros mais tênues do céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário