Mês de julho é época de vermos à vista desarmada (olho-nu) várias efemérides no céu noturno. Há tempos já estão visíveis no céu os cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Onde encontrá-los?
Sempre é bom termos a orientação de alguém que já esteja acostumado a olhar o céu para nos mostrar a localização exata dos astros. Vamos tentar neste blog ajudar na localização dos planetas e por último discorreremos sobre o eclipse. As orientações que seguem são válidas para Porto Alegre, entre os dias 11 de julho e 27 de julho de 2018. Os horários estão todos aproximados, podendo diferir em alguns minutos.
Mercúrio: aparece como uma estrela de brilho fraco logo após o por-do-sol. Espere o sol se por e fique olhando atentamente para o poente. Trace uma linha mentalmente que una o oeste com o leste e sobre essa linha, a poucos graus de altura de onde o Sol se pôs ele estará visível. Se põe em torno de 19h30.
Vênus: mesma orientação que foi feita para a observação de Mercúrio. Com uma vantagem. É um astro muito branco e brilhante que para olharmos diretamente será necessário inclinarmos a cabeça um pouco para cima, pois está mais alto que Mercúrio. Se põe em torno de 21h00.
Marte: no dia 11 de julho nasce em torno de 19h e em 27 de julho nasce em torno de 17h30. Isso faz com que se torne visível no céu, acima das paisagens, sem sacrifícios, a partir de 20h00. Como encontrar Marte? Se antes você olhava para o poente para ver Vênus e Mercúrio, agora Marte estará às suas costas, olhando-se para o leste. Não tem como errar. é o astro mais brilhante e amarelado a meia altura do horizonta ("um palmo" de altura com o braço bem esticado). Neste ano as órbitas da Terra e de Marte se aproximam, de tal forma que a maior proximidade acontecerá no dia 27 de julho. Aproveite para acompanhar Marte ao longo do ano, porque à medida que as órbitas começam a se afastar seu brilho será notadamente menor.
Júpiter: não tem como errar! É o astro superbrilhante acima de sua cabeça!!!!
Saturno: Esse vai ser um pouco mais difícil de ser distinguido. Se encontra entre Marte e Júpiter. é um astro com brilho médio, meio amareladinho. Ele fica mais difícil de ser distinguido pelo fato que sua coloração pode confundi-lo com a estrela Antares da constelação do Escorpião. Mas ao se olhar para o céu, após distinguir Júpiter e Marte faça o seguinte. Entre Marte e Júpiter teremos duas estrelas de brilho médio amarelado, uma mais próxima de Júpiter e outra mais próxima de Marte. A que estiver mais próxima de Marte é Saturno!!! Aparentemente, elas dividem a separação entre Marte e Júpiter em quase que em quatro partes iguais.
Elipse da Lua: no dia 27 de julho teremos um dos eclipses totais da Lua dos mais longos, pois ela cruzará a sombra da Terra quase que exatamente pelo seu diâmetro. Porém, a totalidade não será visível para nós, em Porto Alegre, pois a entrada na umbra (sombra) iniciará às 15h26; sua imersão na totalidade iniciará às 16h27; o centro do eclipse às 17h21; o fim da totalidade e início da saída da umbra às 18h13. A Lua terá saído totalmente da umbra às 19h17. Como a Lua nasce em torno de 17h46, nós a veremos nascendo saindo da totalidade. É lindo do mesmo jeito! Tenha às mãos uma boa câmara fotográfica.
Claro, só veremos tudo isso se as condições do tempo estiverem boas. Inicie a partir de hoje a localização dos cinco planetas visíveis e acompanhe suas evoluções no céu ao longo desses dias.
Se você quiser saber as condições do eclipse da Lua em sua cidade, mande um e-mail para nós, ou entre em contato através de Comentário, ao final deste texto.
Céu limpo para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário