Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

terça-feira, 20 de novembro de 2012

VIII Jornada Espacial - 1º Dia


Ten Victor, Al alff e Al Hagemaister,diretamente do Centro Tecnológico da Aeronaútica.
19 de novembro de 2012.

  Começamos a manhã de segunda feira nos deslocando para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) onde fomos separados em dois grupos: Um composto por professores e outro por alunos, que deveriam participar de duas oficinas.
  A primeira oficina se tratava de uma palestra sobre o Contexto Histórico da Corrida Espacial. Nesta oficina, o Dr José Bezerra Pessoa Filho (IAE/DCTA) nos trouxe diversos aspectos relacionados aos motivos que conduziram o homem a se lançar no infinito do espaço,  impulsionados por guerras, desavenças raciais e uma incrível corrida tecnológica entre Estados Unidos e Rússia, encorpados pelos mais sábios cientistas do mundo.
  Na segunda oficina, o Dr Petrônio Noronha de Souza (AEB) nos brindou com uma bela palestra sobre os desafios de se construir Satélites e Plataformas Espaciais. Nesta oportunidade, pudemos conhecer e sentir orgulho do belo trabalho desempenhado pelos nossos cientistas.
  Na jornada da tarde fomos novamente distribuídos em dois grupos (alunos e professores). Neste momento, tivemos a oportunidade de realizar a Visita ao Centro de Visitantes, acompanhados da professora Mirian Vicente (IMPE). Nesta seção tivemos contato com maquetes de satélites e projetos de satélites realizados pelo Brasil ao longo de seus mais de 50 anos de história espacial.  Observamos também a localidade de diversas estações de pesquisa do INPE espalhadas por todo território nacional, bem como os objetivos bem definidos de nosso país em dominar esta nobre tecnologia.
  Por fim, acompanhados da professora Mirian Vicente realizamos uma Visita ao Laboratório de Integração e Testes, onde percebemos o imenso e refinado trabalho realizado por nossos cientistas nos diversos testes aplicados não só a satélites, mas também atendendo a solicitações de diversas empresar ligadas a desenvolvimento tecnológico no teste de seus equipamentos, servindo de referência em todo mundo quanto ao rigor, tecnologia e precisão neste belo trabalho.
Aguardamos ansiosos as próximas atividades do dia de amanhã!

Nenhum comentário: