Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 23 de junho de 2007

Projeto Astronomusic citado no V Encontro de Planetários do Mercosul

Olha só, gente, há poucos dias coloquei no blog um artigo interessante sobre uma dupla gaúcha que vem compondo músicas inspiradas na astronomia, o Astronomusic, entre tantos do mundo inteiro. Hoje recebi um e-mail deles comunicando que foram citados no V Encontro de Planetários do Mercosul, ralizado em junho em Buenos Aires, Argentina:
"... Dentre as colaborações externas podemos destacar: o Laboratório de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) , o Astronomusic (compositores e intérpretes de música que têm como tema inspirador a Astronomia e a Astrofísica), o V COMAR (5º Comando Aéreo Regional), etc...".
*Extraído do texto "Itinerários científico-culturais no Planetário da UFRGS" gentilmente cedido pela palestrante Dra. Steffani do Departamento de Física – IF-UFRGS e Planetário/PROREXT – UFRGS
(links destacados por mim)
Para os alunos que estão comprando a revista Astronomy Brasil , eles foram citados na edição de março em uma matéria da Dra. Maria Helena Steffani, coordenadora do Planetário José Baptista Pereira, de Porto Alegre, sobre a importância social dos planetários (páginas 74 e 75).
Não é pouca coisa! Acho que vale a pena trazê-los para um bate-papo no Colégio. O que acham?

terça-feira, 19 de junho de 2007

Música inspirada na Astronomia


Os gaúchos Zózimo Rech e Adrianne Simioni têm um projeto chamado Astronomusic (http://www.astronomusic.com/) que teve sua estréia com o lançamento de 3 CDs de música progressiva (rock progressivo, música eletrônica, new age...) no Planetário de Porto Alegre. O projeto deles é criar música programática inspirada em temas astronômicos e astrofísicos. Atualmente eles estão planejando fazer apresentações ao vivo com o auxílio de parte visual em telões e, junto com a energia da performance, ajudar a despertar o interesse dos jovens pela ciência. No site encontramos na sessão DISCOGRAFIA os textos que acompanham os encartes de cada um dos 3 CDs e uma amostra de cada uma das músicas. Não deixem de olhar e escutar. Existe até a possbilidade deles fazerem uma apresentação e palestrarem para os alunos do Clube e para o Colégio de maneira geral.

domingo, 17 de junho de 2007

Nathan no Instituto de Física da UFRGS

O aluno Nathan está vivenciando uma experiência inédita. Devido ao seu precoce interesse pelos assuntos da astrofísica, seu desempenho em olimpíadas de astronomia e pelo seu conhecimento e habilidades no trato dessa área, lhe foi permitido assistir neste semestre as aulas da disciplina de Astronomia e Astrofísica do renomado Prof. Dr. Kepler de Oliveira Filho. Essa disciplina é ministrada aos alunos do quarto semestre do Curso de Física da UFRGS. Para poder participar como aluno especial, o Nathan teve que se submeter a uma prova escrita. Ele já fez a segunda prova e está sendo indicado para participar de outra disciplina no próximo semestre. Ele vai cursar Astrofísica Estelar, ministrada pelo Prof. Dr. Charles José Bonatto. Ao aluno Nathan nossos parabéns!