Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

domingo, 18 de outubro de 2009

Otávio no Irã!


Na noite de hoje os familiares do aluno Otávio receberam mensagem por e-mail da Profa. Thais e as primeiras fotos feitas em solo iraniano. O e-mail me foi encaminhado e tomo a liberdade de publicá-lo:

Olá a todos! Chegamos muito bem ao Irã, e já tivemos nossa primeira confraternização com os outros times. Seguem em anexo duas fotos do grupo. O rapaz na foto, ao lado do Bruno é o guia dos estudantes brasileiros, e se chama Masood. Todos estão bem, estamos seguros, sendo acompanhados todo o tempo, para todo lado. Os iranianos têm sido muito gentis e atenciosos conosco, e a comida é muito boa! Todos gostaram! O clima é bastante seco, e a temperatura está amena. Muito agradável. Fiquem tranquilos.

Abraços,
Thais.

Aluno Otávio já se encontra em Teerã, Irã!


O aluno OTÁVIO Macedo de Menezes, do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre já se encontra em Teerã, Irã. Otávio saiu de Porto Alegre na manhã de 12 de outubro com destino ao Rio de Janeiro, onde se encontrou com os outros quatro membros da equipe olímpica de astronomia, que participará da III International Olympiad of Astronomy and Astrophysics. Entre o dia 12 e o dia 15 esse alunos participaram de várias atividades e eventos naquela cidade com o intuito de aproximar os integrantes da equipe olímpica, aprimorar estudos teóricos e praticar no Planetário do Rio de Janeiro a observação do céu simulado do Irã na época das provas. Na data de 15 de outubro, às 15h00min eles rumaram para as terras desconhecidas para nós do Irã.
Em e-mail enviado pela sua mãe no dia 17, sábado, ela nos informa que " o Otávio ligou hoje a tarde, chegaram bem e estão hospedados em um local fora da cidade, que, diz ele, ser um clube.Amanhã vai ser a cerimônia de abertura. Quando tiver mais notícias eu informo".
Ficaremos no aguardo de mais informações sobre o Otávio e torcendo para que ele consiga um bom desempenho nas atividades.
Participam pelo Brasil, além do aluno Otávio, Daniel Soares, Leonardi Stedille, Thiago Hallak e Hugo Araujo. Acompanham, chefiam e coordenam as atividades da equipe a Profa. Dra. Thais Mothe Diniz e Bruno L'Astorina, aluno que também já participou de eventos internacionais de astronomia.

Dá-lhe, Otávio!

CMPA leva astronomia ao Colégio Anchieta de Porto Alegre

No último dia 14 de outubro, uma quarta-feira, à tarde, o Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre mudou de lugar e de participantes. Dentro da programação do Ano Internacional da Astronomia, (AIA 2009) conjuntamente com o Museu do Colégio Anchieta de Porto Alegre, oferecemos uma oficina para os alunos das quinta, sexta e sétima séries do Ensino Fundamental daquele tradicional Colégio. Nesta oficina desenvolvemos várias atividades interativas: palestras sobre o funcionamento de telescopios, discussões tira-dúvidas sobre diversos fenômenos do céu, assistimos a dois vídeos, e fornecemos orientações sobre o trabalho com o software Stellarium. Os alunos se mostraram muito participativos, do início ao fim da atividade (que ocorreu entre 15h00min e 18h00min), principalmente durante a atividade de leitura da carta celeste e da caça aos asteróides a partir de imagens do céu impressas em papel. Ao final, todos nos dirgimos para o saguão do prédio central do Colégio Anchieta para posarmos pra fotos diante da exposição do AIA 2009, cujas imagens também foram cedidas pelo CMPA.
Participaram da atividade o professor Fernando Meyer, coordenador do Museu Anchieta (que, alias, aniversariava naquela data!), a professora de geografia do Colégio Anchieta Alexandra Menezes Trott, estagiárias em Psicologia da PUC Débora Lavinski e Rosa Adriana Castanho Stalivieri e os alunos de quinta e sextas séries Laura Girardi, Julia Fabris, Natália do Nascimento Daithe, Clara Takako Moriguchi, Bruno Barcellos Mazzarddo, Gustavo Bing, Ignácio Goldmann, Guilherme Maurer,Pedro Pacheco, César Vieceli, Vinicius Kuelle e Luca Frangipani.
Dentro da programação, à noite deveríamos ir ao Observatório Capitão Parobé, mas o céu estava nublado e choveu. Portanto, esta última atividade fica para outra ocasião, quando as condições atmosféricas estiverem a favor de uma observação celeste.