Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lua crescente e Vênus
(imagem não tratada)

Fotos do crescente islâmico, Lua e Vênus!


Mal a Lua ja se pos no horizonte e as fotos do evento que denominamos de "crescente islâmico" já estão aparecendo. As fotos à direita e à esquerda foram tiradas com câmera Sony Cyber-Shot, DSC S930, 10,3 megapixels, CCD colorido de 7,7mm e controle de exposição automática, em Porto Alegre, avenida Nemoto, bairro São Sebastião.

As fotos mostradas abaixo foram tiradas pelo Cap Paulo Sindeaux com câmera Sony SHX1 no modo crepúsculo, em Porto Alegre, na avanida Sofia Veloso, bairro Cidade Baixa, emf rente à Escola Giz de Cera. Ficaremos na espera de mais fotos. Quem fotografar o evento, especificar as características da câmera utilizada e local de onde as fotos foram tiradas.

Outras fotos podem ser vistas no endereço:



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Crescente Islâmico no céu na véspera do 11 de setembro!


No fim de tarde do dia 10 de setembro, após o por-do-sol, veremos um fenômeno muito interessante no céu se olharmos para o oeste, na direção onde o sol se põe. A Lua e Vênus estarão separados de apenas 10º no céu e formarão o desenho símbolo do crescente islâmico. Não tem  como não ver, se não estiver nublado. A Lua vai aparecer na forma crescente, bem fininha e Vênus estará como uma estrela muito brilhante apontando para a "concavidade" aparente da Lua. Muitas bandeiras no mundo apresentam como desenho padrão essa configuração desses dois astros. Podemos citar: Argélia, Arzebaijão, Malásia, Mauritânia, Paquistão, Sahara Ocidental, Tunísia e Turquia. Vale lembrar que nos países islâmicos as ambulâncias não portam como símbolo a cruz vermelha, mas sim, o crescente vermelho. Só não podemos esperar Vênus tão próximo da Lua quanto mostram as bandeiras, pois alguns dos desenhos são configurações tão impossíveis a ponto de mostrar Vênus dentro da esfericidade da Lua! O afastamento de 10º corresponde a uma distância de 20 diâmetros lunares, em média.

E sobre o título desta mensagem . . . um pouco de superstição não faz mal a ninguém!

domingo, 5 de setembro de 2010

Tem briga no céu!


Sim, nossas noites agora têm dois rivais em brilho, disputando a preferência dos apreciadores do céu! São Vênus e Júpiter. No horário aproximado de 20h40min é fácil encontrar os dois astros no céu em posições antagônicas: Vênus a oeste e Júpiter a leste. Nesse horário eles estão quase à mesma altura do horizonte oeste e leste, respectivamente. Júpiter com amgnitude -2,9 e Vênus com magnitude -4,5. Vale a pena sair e olhar para esses dois astros. Não tem como não percebê-los, pois são os astros mais brilhantes do céu.