Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 4 de setembro de 2010

CMPA na Rede Brasileira e Internacional de Astronomia


A partir de agora todos os eventos relacionados ao Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre e as atividades do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé estarão sendo divulgados na Rede Brasileira de Astronomia - RBA e na International Observe The Moon Night. Para isso, estaremos agendando compromissos com até uma semana de antecedência para que os mesmos constem dos calendários nacional e internacional. Para a próxima quarta-feira o Clube de Astronomia irá exibir no ambiente do Laboratório de Física para seus alunos e demais interessados da comunidade o filme "O Céu de Outubro" (October Sky) que narra a perplexidade dos norteamericanos na época do lançamento do Sputnik e o empenho de quatro adolescentes para construir seus primeiros foguetes no intento de superar o feito conseguido pela então União soviética. Será feita uma apresentação de revistas Scientific American antigas e um breve documentário sobre Werner Von Braum, que é fartamente citado no filme. Dia 18 de setembro promoveremos a noitada de observação lunar unindo-nos com o resto do mundo num evento internacional. Está também programado para a noite do dia 18 de outubro uma noitada de observação do céu em Santo antonio da Patrulha na abertura da II Mostra de Ciência e do Conhecimento promovida pela Secretaria Municipal de Educação daquela cidade. Confira:

http://www.rba.astronomos.com.br/index.php?option=com_jcalpro&Itemid=74&extmode=cal&date=2010-09-01&cal_id=

http://www.rba.astronomos.com.br/index.php?option=com_jcalpro&Itemid=74&extmode=cal&date=2010-09-01&cal_id= 
O MAIS CARO TELESCÓPIO DO MUNDO!


Vejam isto:
Fonte
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=telescopio-mais-caro-do-mundo-sera-instalado-no-atacama-04021B3966DCA953C6&mediaId=6557396

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CMPA representado em Santo Antonio da Patrulha


Na data de hoje os professores Luiz Carlos GOMES e Gentil César BRUSCATO proferiram palestra para professores da rede pública municipal de Santo Antonio da Patrulha, como atividade introdutória para a II Mostra de Ciência e do Conhecimento que será realizada naquela comunidade acadêmica na semana  entre  18 e 23 de outubro. Participaram da palestra que culminou com uma oficina de atividades 17 professores das diferentes áreas do conhecimento (Letras, Educação Física, Pedagogia, Ciências, Matemática e Educação Infantil). Estavam também presentes na atividade, representando a Secretária Municipal de Educação Josélia Lorenci de Fraga, que aliás muito bem nos recebeu, as professoras Aline dos Santos, Nara Terezinha Menezes Diedrich e Daniela Ricardo de Oliveira. A palestra abordou temas que versavam sobre abstração, construção hitórica, social e pessoal do conhecimento do sujeito, características do raciocínio do senso comum e do pensamento científico e percepção e razão, ilustrada por grande número de exemplos retirados da astronomia e da vivência de sala-de-aula dos professores palestrantes e dos participantes. A atividade foi concluída com oficina onde os participantes trabalharam em grupos de dois com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a palestra. Na ocasião, também, cada professor representante de uma escola do município ganhou um exemplar do livro "Fascínio do Universo" o qual estamos empenhados em distribuir em nome da RBA - Rede Brasileira de Astronomia criada para substituir os protocolos do Ano Internacional da Astronomia, em 2009.
Na II Mostra de Ciência e Conhecimento, com certeza o CMPA se fará presente novamente para prestigiar o evento e já agendamos a presença do telescópioe palestra sobre astronomia para a noite do dia 18!