Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 4 de setembro de 2010

CMPA na Rede Brasileira e Internacional de Astronomia


A partir de agora todos os eventos relacionados ao Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre e as atividades do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé estarão sendo divulgados na Rede Brasileira de Astronomia - RBA e na International Observe The Moon Night. Para isso, estaremos agendando compromissos com até uma semana de antecedência para que os mesmos constem dos calendários nacional e internacional. Para a próxima quarta-feira o Clube de Astronomia irá exibir no ambiente do Laboratório de Física para seus alunos e demais interessados da comunidade o filme "O Céu de Outubro" (October Sky) que narra a perplexidade dos norteamericanos na época do lançamento do Sputnik e o empenho de quatro adolescentes para construir seus primeiros foguetes no intento de superar o feito conseguido pela então União soviética. Será feita uma apresentação de revistas Scientific American antigas e um breve documentário sobre Werner Von Braum, que é fartamente citado no filme. Dia 18 de setembro promoveremos a noitada de observação lunar unindo-nos com o resto do mundo num evento internacional. Está também programado para a noite do dia 18 de outubro uma noitada de observação do céu em Santo antonio da Patrulha na abertura da II Mostra de Ciência e do Conhecimento promovida pela Secretaria Municipal de Educação daquela cidade. Confira:

http://www.rba.astronomos.com.br/index.php?option=com_jcalpro&Itemid=74&extmode=cal&date=2010-09-01&cal_id=

http://www.rba.astronomos.com.br/index.php?option=com_jcalpro&Itemid=74&extmode=cal&date=2010-09-01&cal_id= 
O MAIS CARO TELESCÓPIO DO MUNDO!


Vejam isto:
Fonte
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=telescopio-mais-caro-do-mundo-sera-instalado-no-atacama-04021B3966DCA953C6&mediaId=6557396

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CMPA representado em Santo Antonio da Patrulha


Na data de hoje os professores Luiz Carlos GOMES e Gentil César BRUSCATO proferiram palestra para professores da rede pública municipal de Santo Antonio da Patrulha, como atividade introdutória para a II Mostra de Ciência e do Conhecimento que será realizada naquela comunidade acadêmica na semana  entre  18 e 23 de outubro. Participaram da palestra que culminou com uma oficina de atividades 17 professores das diferentes áreas do conhecimento (Letras, Educação Física, Pedagogia, Ciências, Matemática e Educação Infantil). Estavam também presentes na atividade, representando a Secretária Municipal de Educação Josélia Lorenci de Fraga, que aliás muito bem nos recebeu, as professoras Aline dos Santos, Nara Terezinha Menezes Diedrich e Daniela Ricardo de Oliveira. A palestra abordou temas que versavam sobre abstração, construção hitórica, social e pessoal do conhecimento do sujeito, características do raciocínio do senso comum e do pensamento científico e percepção e razão, ilustrada por grande número de exemplos retirados da astronomia e da vivência de sala-de-aula dos professores palestrantes e dos participantes. A atividade foi concluída com oficina onde os participantes trabalharam em grupos de dois com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a palestra. Na ocasião, também, cada professor representante de uma escola do município ganhou um exemplar do livro "Fascínio do Universo" o qual estamos empenhados em distribuir em nome da RBA - Rede Brasileira de Astronomia criada para substituir os protocolos do Ano Internacional da Astronomia, em 2009.
Na II Mostra de Ciência e Conhecimento, com certeza o CMPA se fará presente novamente para prestigiar o evento e já agendamos a presença do telescópioe palestra sobre astronomia para a noite do dia 18!