Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Clube de Astronomia e Clube de Radioamadorismo encerram atividades do ano letivo de 2010



Na tarde de ontem, 15 de dezembro, o Clube de Astronomia e o Clube de Radioamadores do CMPA reuniram alunos e convidados numa confraternização de enceramento oficial das atividades do ano letivo de 2010. Compareceram, além dos alunos dos dois clubes, os radioamadores Sr. Miguel Renato Bulcão Zimmermann, Sr. Christian Câmara e Sr. Cláudio Chicon, o professor Paulo Machado Mors, do Instituto de Física da UFRGS e seu filho Maurício, ex-aluno do CMPA, Sr. Nelson, pai do Aluno Azeredo, ST Iltair Dihel, Prof. Paim e Prof. Cel Deoclécio. Naquela tarde foram apresentados os trabalhos e projetos executados pelos dois clubes, bem como as tendências de atividades para 2011. Num organograma projetado em tela foi possível acompanhar as diferentes ligações entre os clubes, os eventos e atividades dentro da Sub-Seção de Física como fazendo parte orgânica do Colégio. Após esta apresentação os alunos do Clube de Radioamadorismo utilizando equipamentos do Laboratório de Física e equipamentos do próprio Clube de Radioamadorismo, apresentaram uma bela demonstração de como se faz na prática a modulação da luz de raio laser vermelho para transmissão de informação radiofônica. Em seguida o grupo confraternizou se deliciando com salgadinhos e refrigerantes.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Alunos do Clube de Astronomia encerram a primeira etapa de caça aos asteróides


Desde o dia 18 de outubro, até 03 de dezembro, os alunos do Clube de Astronomia do CMPA participaram de um projeto internacional de caça a asteróides. O projeto é coordenado pelo The International Astronomical Search Collaboration (IASC), Hardin-Simmons University, Abilene, Texas, USA, que é um programa de divulgação científica sem custo para escolas de ensino médio. O projeto apresenta algumas fases interessantes. Num primeiro momento os alunos acessam o software Astrométrica através de senha e palavra de passe exclusivo para utilização no projeto. De posse desse software os alunos ficam à espera do envio de imagens para análise. É enviada uma sequência de três imagens de uma mesma área do céu por vez, as quais os alunos têm 48 horas para analisar e enviar relatório detalhado sobre a localização de objetos móveis no cenário pesquisado. Uma vez enviado o relatório, os resultados, se positivos, são publicados na página do IASC. Existem quatro níveis de resultados possíveis:

1)Main Belt Asteroids Discoveries (descobertas originais de asteróides encontrados no Cinturão Principal localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter);
2) Visual Impactor Observations (observação de NEO (Near-Earh Objects) que estão em órbitas que apresentam perigo potencial de choque contra a Terra);
3) NEO Confirmations (segunda observação de objetos próximos da Terra, confirmando a sua existência e refinar os cálculos de suas órbitas);
4) NEO Observations (terceira e quarta observações de objetos conhecidos próximos à Terra  permitindo novas melhorias nos cálculos da sua órbita).

O Clube de Astronomia do CMPA ligou o nome do Colégio a seis objetos diferentes, que podem ser conferidos na página eletrônica do IASC: um ao segundo nível e cinco ao quarto nível, a saber:

Objeto
Quem identificou
2010VJ1
G. Bruscato
2010TJ7
Alff, Guarienti & Figueiró (Redin)
2010TC55
Alff & Bruscato
2010TV149
G. Bruscato
2010TF54
G. Bruscato
2010SV3
Hagemaister & Bruscato

Os objetos identificados somente com o nome G. Bruscato não contaram com a participação dos  alunos visto que esses já se encontravam em período de provas da 4a. AE e não puderam disponibilizar mais tempo para a análise das imagens. Reiniciaremos nossa participação no projeto em 2011, quando do retorno às atividades no próximo ano letivo.

Telescópio do CMPA em Caraá, RS


Na data de 01 de dezembro, o telescópio Celestron do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé, do Colégio Militar de Porto Alegre esteve presente na Escola Estadual de Ensino Médio Marçal Ramos, rua Inácio Rabelo dos Santos, 255,em Caraá, município da microrregião de Osório, RS. Diante de uma platéia formada por cinco turmas de alunos e professores, num total em torno de 92 pessoas, o 1º Ten e professor Gentil Cesar BRUSCATO, utilizando o software Stellarium e apresentação de slides, palestrou sobre a percepção do céu. Logo após a palestra, o público dirigiu-se ao pátio da escola dividido em turmas para fazer observações do céu, com o telescópio e à vista desarmada.