Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 26 de setembro de 2009

Homenagem e agradecimento


É muito comum participarmos de eventos, organizações, encontros e outra atividades e repararmos o quanto as mesmas funcionam bem ou não. Porém, nem sempre temos consciência de que por trás de uma organização temos pessoas que colaboram silenciosamente, anonimamente, para o pleno funcionamento das mesmas. É o caso do Observatório Capitão Parobé. Todos sabemos das dificuldades que ainda encontramos, passados sete anos, desde sua inauguração em 26 de novembro de 2002, pois não dispomos de banheiros, pias, um ambiente para aquecermos um café, um chá ou mesmo prepararmos um chimarrão. Na época em que o teto não estava funcionando, vimos o 2° Ten Bruscato subindo nas estruturas e puxando ou empurrando o teto com as próprias mãos; vemos os grupos sendo levados regularmente, apesar do frio e da falta de água para beber nas noites quentes. Mas também já vimos, ao chegarmos lá, que tínhamos um chimarrão esperando, café quente em uma garrafa térmica e até a disponibilidade dos banheiros do 1º CTA. E não foi diferente na noite do dia 01 de setembro, quando lá nos encontrávamos com o segundo grupo de professores e alunos que participavam do 10 ENPEG: quando menos esperávamos, naquela noite fria, chuvosa, apareceu um sujeito todo encharcado embaixo de um guarda-chuva, carregando num dos braços café, chimarrão e bolachas! Era o Sub Ten Com ILTAIR DIEHL! O subtentente Iltair é o chefe da estação rádio fixa seccional do 1° CTA, que merece não só nosso elogio público, mas também todo nosso agradecimento. Para quem já esteve no Observatório, já viu quando ele entrou com chimarrão e café em outras ocasiões também. Para alguns, ele só tem um defeito: ser gremista! Porém, em compensação, para outros, é sua maior virtude. Abraços, sub, de toda equipe do CMPA!

X Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia

Os Encontros Nacionais de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG – são organizados regularmente a cada biênio desde 1985. Entre 30, 31 de agosto e 01 e 02 de setembro de 2009, foi realizado em Porto Alegre, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o X ENPEG. Tendo como participante na organização do evento o Prof. Ms. Márcio Fenilli, este conseguiu que o Colégio Militar de Porto Alegre, nesta edição de 2009, também tivesse utilizadas suas dependências para a realização de diversas oficinas. O Ensino de Geografia e suas Composições Curriculares era a temática geradora para problematizar questões referentes a inclusões sociais, práticas de ensino, livro didático, projeto de sociedade, escola contemporânea, formação docente, aprendizagens, através de conferências, mesas redondas, e grupos de diálogos. Em dois momentos, no dia 31 de agosto e no dia 02 de setembro, dois grupos de professores participantes do Encontro, provenientes de diversos estado do Brasil, conheceram as dependências do Observatório Astronômico Capitão Parobé, à noite. O primeiro grupo, da segunda-feira, dia 31 de agosto, encontrou um céu maravilhosamente limpo, quando então participaram de uma sessão de exploração das constelações e estrelas visíveis, com e sem aparelho, sob a orientação dos professores do CMPA, Gomes e Bruscato.
Porém, o grupo do dia 01 de setembro não teve a mesma felicidade, pois o Observatório teve que manter seu teto fechado devido à quantidade de chuva que "derramava" no período. Mas mesmo assim foi uma noite maravilhosa, onde houve muita troca de experiências, relatos e demonstração de como funciona o telescópio, o Clube de Astronomia e o Colégio como um todo.
Participaram da primeira noite: Denise de Almeida (professora, UFRGS, RS), Manuela Pereira de Almeida Pinto (professora, Viçosa, MG), Larissa A. Medrado de Oliveira (estudante, Três Lagoas, MS), Francisco José Avelino Junior (professor, UFMS, MS), Elenilda de L. Rebouças (professora, UERR, RR), Flavio Paes Sossoloti (estudante, Três Lagoas, MS), Maria Fernanda Parecis Silva (estudante, Três Lagoas, MS), Janaina Almeida da Costa Silva (professora, Teresópolis, RJ), Raimundo Lenilde de Araujo (professor, UFPI, PI), Raquel Bezerra Henales (estudane, UFMS, MS), Waldilia Neves Dutra de Freitas (estudante, UFMS, Três Lagoas, MS), Rafael Honorato Clemente (estudante, UFMS, Três Lagoas, MS), Cristiano Martinelli da Silva (estudante, UFMS, Três Lagoas, MS), Lilian Carolina da Silva (estudante, UFMS, Três Lagoas, MS),Mariana Santos Lemes (estudante, UFMS, Três Lagoas, MS),Tânia Maria Serra Barbosa (professora, Boa Vista, RR).
Participaram da segunda noite, chuvosa: Suellen Cristina de Souza Lima (estudante, Juiz de Fora, MG), Ana Luis da Costa (estudante, Juiz de Fora, MG),Francisco Eduardo Gonçalves (professor, Natal, RN), Margarida C. de Santana (professora, Niterói, RJ), Marina Bellorio (professora, Rio de Janeiro, RJ), Thamara de Souza Moraes (professora, Nova Friburgo, RJ), Erineide da Cosa e Silva (professora, Natal, RN), José Cassimiro Felipe (professor, Natal, RN), Jorge Luiz Moreira Rodrigues (estudante, Tanguá, RJ), Jefferson Justino Soares (estudante, Petrópolis,RJ), Eduardo Margarit (estudante, Rio de Janeiro, RJ)

III Encontro Estadual de Ensino de Física - III EEEFis

Nas datas entre 20 e 22 de agosto de 2009, aconteceu nas dependências do Instituto de Física, Campus do Vale, UFRGS, Av. Bento Gonçalves, 9500, Bairro Agronomia, Porto Alegre, o III Encontro Estadual de Ensino de Física, III EEEFis, numa jornada diária que iniciava às 08h30min e terminava lá pelas 17h30min. O encontro é anualmente promovido pelo Instituto de Física da UFRGS e dele participam professores e alunos de graduação de diferentes localidade do estado do Rio Grande do Sul. O Colégio Militar de Porto Alegre estava representado pelo professor 2° Ten Gentil Cesar BRUSCATO, que também é aluno do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física, na UFRGS. E como não poderia deixar de acontecer, na noite de 21 de agosto um grupo de participantes do evento visitou o Laboratório de Física do Colégio e o Observatório Astronômico Capitão Parobé, onde tomou conhecimento das atividades que são desenvolvidas nos dois ambientes com os alunos do Ensino Médio e Fundamental, tanto no currículum regular, quanto no Clube de Astronomia. Foi uma noitada de muita atividade, onde os visitantes tomaram conhecimento do acervo experimental do Laboratório, realizaram experiências com o equipamento que se encontrava disponibilizado sobre as mesas (naquela semana os alunos da Segunda Série do Ensino Médio estavam realizando experimentos de óptica); depois, no Observatório, a observação do céu foi um deleite!
Compareceram ao Laboratório e ao Observatório, além dos professores Bruscato e Gomes, do CMPA, os seguintes visitantes: Marcel Leonel Jorge (professor, Passo Fundo), Emanuel Cesar Pimentel (aluno de graduação, Passo Fundo), Paulo A. P. Matte (aluno de graduação, Passo Fundo), Nadejda A. M Monteiro (aluna de graduação, Passo Fundo), Ana Julia Wulfing (aluna de graduação, Porto Alegre), Rejane Kraemer Kirchner (aluna de graduação, Augusto Pestana), Sonia Maria Silva Santos (aluna de graduação, Rio Grande), Jeferson Gonçalves (aluno de graduação, Rio Grande), Letícia Gabriela Lorenson (aluna de graduação, Passo Fundo).