









Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.
Localização
Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre
Rio Grande do Sul – Brasil
30º03’55”SUL – 51º13’04”NORTE
Altitude: 69m
Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11
Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).
Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800
Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).









Os alunos Felipe André Bach Alves e Guilherme Meneghetti Autran de Morais, ambos do Terceiro Ano do Ensino Médio e alunos do Clube de Astronomia desde o Sexto Ano do Ensino Fundamental, assumiram a tarefa de atuarem como animadores do Clube de Astronomia na tarde de 28/9/2015. Sem a participação ativa dos professores coordeandores do Clube de Astronomia, Prof. Luiz Carlos Gomes e Antonio Carlos Paim gerenciaram do início ao fim o trabalho de medir as distâncias ao Sol dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno pelo método de Copérnico. A plateia era formada por alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participantes do Clube de Astronomia do CMPA. Parabéns, alunos Felipe André e Meneghetti, que ao final do ano estarão se despedindo da longa convivência que tiveram conosco no CMPA.
Os cinco melhores alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano passado, selecionados entre 100 mil estudantes do ensino médio, representarão o país, a partir desta segunda-feira (28), na 7ª Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OlAA), que ocorrerá no Rio de Janeiro até 4 de outubro. A abertura oficial do evento será no Planetário da Gávea, onde os estudantes farão a primeira prova prática de reconhecimento do céu. O cronograma de atividades poderá ser acessado aqui.
Na última edição da OLAA, no Uruguai, os estudantes brasileiros conquistaram três medalhas de ouro e duas de prata, o prêmio especial de Melhor Prova Individual por terem gabaritado os exames, premiação especial de melhor prova em grupo e de foguetes, além do título de melhor companheira da olimpíada para a aluna de Vitória (ES) Carolina Lima Guimarães. “Foi a equipe mais premiada de todas as seis olimpíadas latino-americanas”. O Brasil sempre foi líder da OLAA, disse o coordenador do evento, o astrônomo Eugênio Reis Neto. “Sempre ficou bem colocado. Sempre foi um dos melhores, senão o melhor time, da [olimpíada] latino-americana”.
João Batista Canalle destacou que os alunos que participam dessas olimpíadas costumam se preparar previamente, como ocorre nas olimpíadas desportivas. “E o preparar para uma olimpíada científica é estudar, o que mais queremos que eles façam. O aluno vai ler um pouco mais, o professor vai ensinar um pouquinho mais, e nós, da OBA, procuramos colaborar com os professores, fornecendo material de estudo, porque sabemos que eles não são astrônomos. Damos sugestões de atividades de observação de dia e de noite. É como se fosse um estudo dirigido a distância entre os responsáveis pela organização da olimpíada e aqueles que ensinam os conteúdos”.
Como resultado da participação dos alunos do CMPA, juntamente com outros 800 mil alunos de todo o Brasil, na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia, realizada em maio de 2014, no final do mês de setembro 12 alunos foram selecionados entre os mil aprovados para a pré-seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia que ocorrem em diferentes partes do mundo.
Em virtude das seríssimas restrições de verbas que o CMPA e todo o setor público federal enfrentam, a ida dos representantes do Colégio só foi possível de ser viabilizada através de um grande esforço realizado pela Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV-APM).
O Clube de Astronomia e o Observatório Astronômico Capitão Parobé, sob a coordenação dos professores Luiz Carlos Gomes, Antonio Carlos Paim e Ten Victor Sardinha Bexiga, do Colégio Militar de Porto Alegre, e tendo como convidado o professor Gentil César Bruscato, do Colégio Farroupilha, promovem na noite do dia 27 de setembro de 2015 atividade para observação orientada do eclipse lunar que ocorrerá naquela noite. O evento se estende para a comunidade de alunos, pais professores civis, todos os militares e comunidade em geral do CMPA. Para enriquecer a atvidade, no pátio Plácido de Castro será montado um centro de observação com instrumentos e aparelhos provenientes do Observatório Capitão Parobé. Todos são livres para também trazerem seus instrumentos para observação do céu.
Na data de 30 de junho, terça-feira, ocorrerá a maior aproximação visual entre os planetas Vênus e Júpiter no céu. Em vista desse fenômeno, a equipe de professores do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé, está convidando a comunidade do CMPA, curiosos e interessados e, principalmente, os alunos do Clube de Astronomia, para participar do evento. As atividades de coleta de imagem iniciarão às 17h00 e se estenderão até as 21h00, quando será apresentado um tour para reconhecimento do céu pelos presentes, com observações com e sem aparelhos. Não teremos viatura disponibilizada para conduzir os participantes, por isso cada um deve deslocar-se com veículo ou outro meio próprio. Para que façamos uma previsão do número de participantes do evento, confirme até o dia 29/06 sua presença e o número de acompanhantes através do e-mail: