Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 16 de junho de 2007

Alunos do Clube de Astronomia participam de Curso do Observatório Nacional

Vários alunos da Oitava Série e do Ensino médio estão participando do curso à distância de Astrofísica Estelar promovido pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Inclusive já participaram de uma primeira dentre quatro provas que o curso promoverá para fornecer certificados. Embora as inscrições já tenham se encerrado, o curso de astronomia à distância está disponibilizado para leitura e estudo de livre acesso para qualquer internauta. Seus temas são digitalizados em arquivo PDF, o que facilita muito, inclusive, sua gravação para posteriores leituras e estudos. É um material de altíssima qualidade e de bela disposição didática. Não deixe de acessá-lo.

2 comentários:

luis disse...

ola, tudo bem , me chamo luis, tenho 22 anos, sou residente em soledade, mas atualmente estou em um programa em nova zelandia e estados unidos baseado por carreira junto as ciencias ambientais e agrarias, estudo e trabalho tambem juntamente a alguns dos setores das areas da ciencia espacial, gostaria de saber mais sobre seu trabalho com o blog, sobre vc e seu profissional e tambem as possibilidades de poder estar podendo ter contato com alunos do colegio militar de porto alegre, principalmente os que se interessem por areas da ciencia espacial, como engenharia espacial, astronomia e sistemas interligados, uma das principais razoes eh poder criar vinculos nessa area com pessoas de mesmas idades e que realmente sintam interesse em nao apenas conhecer, mas sim se envolver quem sabe de forma profissional e serie nestes tipos de setores, como todos nos sabemos a astronomia nao apenas se expande apartir do que as mais intelgentes mentes venham a produzir em incriveis laboratorios e diferentes ambientes, mas sim uma area a qual aqui fora podemos de certa forma servir, colaborar e participar como profissionais em programas, projetos, e diversas outras formas de conexao, atuacao e relacao com esta grande area, contando com sua compreensao e agradecendo pela devida atencao a esta mensagem, estou sempre a disposicao e em aguardo retorno, obrigado e abracos.luis,soledade, rs, meus emails luanbraiz@yahoo.com.br e luanbraiz@pop.com.br

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny