Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CMPA acompanha impacto da sonda LCROSS contra a Lua


Na manhã de hoje o Colégio Militar de Porto Alegre passou por umas horas de agitação. Essa agitação deveu-se ao fato que estávamos participando do grupo de observações de astrônomos amadores inscritos para registrar imagens do impacto da sonda LCROSS (Lunar CRater Observation and Sensing Satellite) contra o pólo sul da Lua, no horário local das 8h30min. Para que todos acompanhassem, a atividade foi organizada de tal forma que enquanto imagens da Lua fossem gravadas no Observatório Capitão Parobé pelo Prof. Ten Bruscato, alunos, professores e outros membros integrantes do CMPA, sob a orientação do Prof. Gomes, pudessem acompanhar as transmissões ao vivo pela NASA TV no Salão Brasil projetadas no telão.
Alguns minutos antes do impacto da sonda a Lua se posicionou muito rente ao horizonte nordeste de Porto Alegre. Com isto, a claridade do dia somada ao nevoeiro local originado pelo Lago Rio Guaíba prejudicou a tomada de imagens que gostaríamos de ter feito.
Porém, acreditamos ter sido um sucesso o acompanhamento da aproximação da sonda contra a Lua assistida por 93 integrantes, entre alunos e professores. À medida que as imagens iam acontecendo, o Prof. Gomes ia comentando os acontecimentos e explicando os diversos procedimentos para se lançar objetos em órbita e o propósito da missão. Não faltou nem o relato do Prof. Ten Bruscato diretamente do Observatório via telefone celular acoplado ao microfone do auditório. Os comentários foram enriquecidos pelas perguntas que os alunos formularam à medida que dúvidas surgiram.
Em resumo, a missão do LCROSS, que iniciou com o lançamento do sistema ainda em 18 de junho deste ano, era de arremessar contra o pólo sul lunar um petardo de cobre de quase 2400kg para que fragmentasse o solo lunar e espalhasse a poeira para ser analisada por uma sonda, que após penetrar a poeira que se elevou a mais de 100km de altura, também se espatifou contra aquela superfície. A velocidade de impacto do petardo contra o solo lunar estava avaliada em 9000km/h! Das informações enviadas para a NASA pela sonda antes de se espatifar deve vir a comprovação ou não da existência de água na Lua, o que, em caso positivo, pode permitir a organização de colônias de humanos naquele satélite num futuro próximo. Com isso a Lua pode transformar-se numa espécie de porto lançador de outras expedições interplanetárias.
Aproveitamos este espaço para elogiar o sistema de multimidia que foi instalado no Salão Brasil, que funcionou impecavel e confortavelmente para todos, permitindo um bom aproveitamento das exposições.

Um comentário:

Anônimo disse...

validation baby elocation sellers seniors ching damn siddhatha finances tying ebusiness
semelokertes marchimundui