Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Rua Cleveland, 250, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”OESTE

Altitude: 75m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 2,5 . log (D / 6,2) 2 + mVS: 14,7; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,7; Comprimento do tubo óptico: 17”; Massa: 42 libras (19,1kg).

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Encerramento do GTTP 2012



CLUBE DE ASTRONOMIA DO COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ

Galileo Teacher Training Program - GTTP 2012 – 4º Dia

No último dia de nosso proveitoso Curso de Extensão de Formação de Professores em Astronomia, iniciamos o dia com a palestra do Prof. Rogério Riffel (UFRGS), com o tema “Procura de vida fora da Terra” com interessante abordagem sobre; - O que é vida? – Onde procurar por vida fora da Terra? – Programas de busca de vida inteligente fora da Terra, entre outros. Na sequência a Profa. Daniela B. Pavani (UFRGS) ministrou a palestra “Nossa Estrela o Sol e a Evolução Estelar”,  apresentando características do processo de ignição de uma estrela, comparação de massas estelares, processo de  evolução das estrelas e do sistema solar. A tarde a houve a realização da oficina “A Terra como um grão de coentro” coordenada pela Profa. Maria de Fátima Oliveira Saraiva (UFRGS), onde os professores construíram um modelo planetário em escala de tamanho usando grãos de vegetais para comparação de tamanho, a exceção do Sol que foi representado por uma bola de 23 cm de diâmetro, onde, por exemplo,  a Terra é representada por um grão de coentro e Júpiter por uma noz. Em seguida houve a distribuição do modelo de sistema planetário em escala de distância no estacionamento do Centro de Eventos da FAURGS, que se mostrou pequeno para a montagem, uma vez que nesta escala de tamanho a escala de distância para representar desde o Sol até Netuno seriam necessários, aproximadamente, 1.000 metros.
Na sequência houve a solenidade de encerramento do curso, onde a coordenadora Profa. Daniela B. Pavani (UFRGS), agradeceu a colaboração dos alunos, a presença dos diversos palestrantes de alto nível e a participação entusiasmada dos trinta professores de diversas regiões do estado. Para o próximo ano já fomos convidados para participar do GTTP 2013 a ser realizado sob a coordenação do Departamento de Astronomia da UFPel.
Ficamos com impressão positiva das possibilidades de utilizar a Astronomia como poderosa ferramenta de motivação no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
Para finalizar o Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre recebeu honroso convite de realizar o GTTP 2014. Como dizer não a tamanha demonstração de confiança em nosso trabalho? Mãos à obra!
.

Gramado – RS, 26 de outubro de 2012
Gentil César Bruscato – 1º Ten QAO


Victor Sardinha Bexiga – 1º Ten QCO

Nenhum comentário: