Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 19 de abril de 2014

Alunos do CMPA foram selecionados para olimpíada internacional de astronomia

  Ao final da tarde do dia 17 de abril de 2014 recebemos o comunicado que o alunoLucas HAGEMAISTER, do Terceiro Ano do Ensino Médio, e o aluno PEDRO Henrique da Silva DIAS, do Segundo Ano do Ensino Médio, ambos do CMPA fora aprovados para participar da VI Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (VI OLAAA), no Uruguai no período de 10 a 16 de outubro deste mesmo ano. O aluno Hagemaister comparecerá como selecionado e o aluno Pedro Dias irá como suplente.
  O processo seletivo inciou em maio do ano passado, 2013, quando 800.000 alunos de todo o Brasil participaram da fase regional presencial da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia (XVI OBA), realizada nas dependências das suas respectivas escolas. Desse total, inicialmente foram selecionados pelas notas alcançadas na fase regional 1.000 alunos para participarem de uma pré-seleção visando a participação nas olimpíadas internacionais de astronomia: a OLAA, já mencionada e a 8th International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (8th IOAA), a ser realizada no mês de agosto de 2014, em  Suceava, Romania. Ao final dessa seleção tivemos 12 alunos do CMPA colocados entre os 1000.
  Em janeiro e fevereiro de 2014 ocorreu a realização de duas provas não presenciais, online, que  também serviram para selecionar 100 alunos para a etapa final que seria presencial. Nessa etapa de realização de provas não presenciais tivemos selecionados três alunos: Lucas Hagemaister, do Terceiro Ano, Pedro Henrique da Silva Dias, do Segundo Ano e ANA PAULA Lopes Shuch, do Primeiro Ano.
  A seleção final ocorreu entre os dias 30 de março e 2 de abril passados. A equipe dos cem alunos selecionados em todo o Brasil teve que comparecer à cidade de Barra do Piraí, RJ, para participar de preparação e realização de um conjunto de provas teóricas e  práticas. Na realidade, daqueles cem alunos selecionados compareceram 52 a essa última bateria de provas.  Finalmente, desse total final tivemos nossos dois alunos selecionados.
  Agora, esses alunos participarão de estudos preparatórios focados na VI OLAAA. Esses estudos deverão acontecer sistematicamente no próprio CMPA, a cargo dos professores coordenadores do Clube de Astronomia, e em encontros promovidos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em locais do Brasil a serem designados futuramente. Por enquanto, sabe-se que o primeiro encontro dos 15 alunos selecionados ocorrerá entre 27 de abril e 1 de maio na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais.
  Por fim, queremos salientar a qualidade do grupo de alunos como um todo durante a preparação para as diferentes etapas de seleção. E não queremos apenas salientar as qualidades dos três alunos que participaram da seleção final. Enquanto estávamos focando a preparação dos três alunos para a seleção final os outros colegas do Clube de Astronomia acompanharam as atividades com a mesma intensidade de estudos e  interesse, como se classificados fossem para a etapa final, participando dos encontros online, no Laboratório de Física, no Observatório Capitão Parobé, etc.
  Acreditamos que para o próximo ano teremos uma equipe bastante qualificada para participar de novas seletivas para os olimpíadas internacionais, muito em particular no que se refere à aluna Ana Paula e ao próprio Pedro Dias, se continuarem a se dedicar para o estudo da astronomia como têm feito até agora.
  Por fim, queremos agradecer à Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV) por ter custeado as passagens dos alunos e a passagem e despesas terrestres do professor acompanhante na viagem a Barra do Piraí, bem como ao Comandante do CMPA, à Sub-Direção de Ensino e ao Cel Leonardo ARAÚJO, pelo empenho em materializar esse resultado.

Nenhum comentário: