Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

sábado, 19 de janeiro de 2019

Observatório Capitão Parobé recebe visita de aluno norteamericano


Nas  datas de 9 e 10 de janeiro de 2019 recebemos em nosso Observatório a visita do cidadão norte-americano Kirk Long. Kirk é estudante de Graduação em Física, com ênfase em Astrofísica, na Boise State University em Boise, Idaho. Kirk trabalha nos finais de semana no Observatório de Bruneau SandDunes, operando vários grandes telescópios na promoção de eventos para o público. Particularmente, orgulha-se de operar também um telescópio dobsoniano de 25 polegadas de diâmetro - o maior telescópio de Idaho. Kirk tem 21 anos e vai se formar no ano que vem em Boise State e espera cursar Ph.D em  astrofísica.

Kirk esteve em visita no Brasil por um período que contou com mais de uma semana de estadia, sendo recepcionado pelo casal Ellen e Bruno Azambuja, antigos alunos do CMPA, turma 2009, que também o ciceronearam na visita ao Observatório.

O interesse de Kirk em conhecer nosso Observatório Astronômico acendeu, quando se organizava para visitar o Brasil. Ainda nos EUA, antes de viajar para o Brasil, ele pesquisou a existência de observatórios para serem visitados em sua viagem e a possibilidade de conhecer as constelações e astros do hemisfério sul, que não estão visíveis no hemisfério norte. Coincidências das coincidências, o casal que o recebeu é constituído de antigos alunos do CMPA, colégio que se orgulha de ser a única escola de Ensino Fundamental e Médio do Brasil a coordenar um projeto de observações astronômicas a partir de um observatório astronômico, dentro de um projeto maior que integra todo o nosso país, que é o projeto Telescópios na Escola.


Somando-se as coincidências, o antigo aluno Bruno é filho do Cel José Herculano Azambuja Júnior, que foi nosso último comandante, pelo período de 2016 – 2017, grande incentivador do projeto e responsável pela grande última reforma do espaço físico do Observatório.

O único ponto negativo do evento foi o fato de as duas noites da visita do Kirk estarem completamente nubladas, o que inviabilizou por completo a exploração do céu, como era seu interesse primordial. Mas para compensar, na manhã do dia 11 ele visitou o CMPA e conheceu o Laboratório de Física, onde, orientados pela 2ª. Ten OTT Profa de Física Dra Sabrina Richter, pôde realizar algumas experiências que envolveram o funcionamento de uma máquina a vapor, a construção das sombras coloridas e brincadeiras com o gerador eletrostático Van de Graaff.


Participaram da visita ao Observatório, além de Kirk e o casal Bruno e Helen, o professore MS Luiz Carlos Gomes, Coordenador do Observatório, 2ª. Ten OTT Profa de Física Dra Sabrina Skrebsky Richter e o Cap QAO R1 Professor MS Gentil Cesar Bruscato, do Colégio Farroupilha, operador e técnico voluntário.

Queremos agradecer ao Cap Iltair Diehl e ao Sgt Campos, ambos do 1 CTA pela disponibilidade em agilizar o ambiente para o evento, e também ao Sd Dariva da Seção de Relações Públicas do 1 CGEO pela organização e cientização do Corpo da Guarda na recepção.

Nenhum comentário: