Informações técnicas


Este blog é dedicado à divulgação das atividades do Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre.

Localização

Pátio do 1º CTA, Rua Cleveland, 250, com entrada pelo 1º CGEO, antiga 1a. DL, bairro Santa Tereza, Porto Alegre

Rio Grande do Sul – Brasil

30º03’55”SUL 51º13’04”NORTE

Altitude: 69m

Características óptico-físicas do telescópio Celestron C11

Sistema óptico: Catadióptrico Schmidt-Cassegrain; Abertura (D): 11pol (279,4mm); Distância focal do espelho primário(F): 110,2 pol (2799,1mm); Razão focal (número f) = F/D: f/10; Maior aumento útil: 660X; Menor aumento útil: 42X; Poder de resolução (s) = 11,6”/D: 0,42”; Resolução fotográfica: 200 linhas/mm; Poder de concentração de luz: 1593X; Magnitude visual limite m lim = 7,5 + 5log (D): 14,73; Foco próximo com ocular: 60’; Foco próximo com câmera: 60’; Comprimento do tubo óptico: 25 pol (635,0mm); Massa: 27,5 libras (12,5kg).

Características óptico-físicas do telescópio Celestron CPC800

Sistema óptico: Catadióptrico Schimidt-Casegrain; Abertura: 8pol (203,2mm); Distância focal: 2032mm (80”); Número f: f/10; Maior aumento útil: 480X; Menor aumento útil: 29X; Poder de resolução: 0,57”; Resolução fotográfica: 200linhas/mm; Poder de concentração de luz: 843X; Magnitude visual limite: 14,04; Comprimento do tubo óptico: 17” (43,18cm); Massa: 42 libras (19,1kg).

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Época de eclipse total da Lua, de ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno

Mês de julho é época de vermos à vista desarmada (olho-nu) várias efemérides no céu noturno. Há tempos já estão visíveis no céu os cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Onde encontrá-los? 

Sempre é bom termos a orientação de alguém que já esteja acostumado a olhar o céu para nos mostrar a localização exata dos astros. Vamos tentar neste blog ajudar na localização dos planetas e por último discorreremos sobre o eclipse. As orientações que seguem são válidas para Porto Alegre, entre os dias 11 de julho e 27 de julho de 2018. Os horários estão todos aproximados, podendo diferir em alguns minutos.

Mercúrio: aparece como uma estrela de brilho fraco logo após o por-do-sol. Espere o sol se por e fique olhando atentamente para o poente. Trace uma linha mentalmente que una o oeste com o leste e sobre essa linha, a poucos graus de altura de onde o Sol se pôs ele estará visível. Se põe em torno de 19h30.

Vênus: mesma orientação que foi feita para a observação de Mercúrio. Com uma vantagem. É um astro muito branco e brilhante que para olharmos diretamente será necessário inclinarmos a cabeça um pouco para cima, pois está mais alto que Mercúrio. Se põe em torno de 21h00.

Marte: no dia 11 de julho nasce em torno de 19h e em 27 de julho nasce em torno de 17h30. Isso faz com que se torne visível no céu, acima das paisagens, sem sacrifícios, a partir de 20h00. Como encontrar Marte? Se antes você olhava para o poente para ver Vênus e Mercúrio, agora Marte estará às suas costas, olhando-se para o leste. Não tem como errar. é o astro mais brilhante e amarelado a meia altura do horizonta ("um palmo" de altura com o braço bem esticado). Neste ano as órbitas da Terra e de Marte se aproximam, de tal forma que a maior proximidade acontecerá no dia 27 de julho. Aproveite para acompanhar Marte ao longo do ano, porque à medida que as órbitas começam a se afastar seu brilho será notadamente menor.

Júpiter: não tem como errar! É o astro superbrilhante acima de sua cabeça!!!!

Saturno: Esse vai ser um pouco mais difícil de ser distinguido. Se encontra entre Marte e Júpiter. é um astro com brilho médio, meio amareladinho. Ele fica mais difícil de ser distinguido pelo fato que sua coloração pode confundi-lo com a estrela Antares da constelação do Escorpião. Mas ao se olhar para o céu, após distinguir Júpiter e Marte faça o seguinte. Entre Marte e Júpiter teremos duas estrelas de brilho médio amarelado, uma mais próxima de Júpiter e outra mais próxima de Marte. A que estiver mais próxima de Marte é Saturno!!! Aparentemente, elas dividem a separação entre Marte e Júpiter em quase que em quatro partes iguais.

Elipse da Lua: no dia 27 de julho teremos um dos eclipses totais da Lua dos mais longos, pois ela cruzará a sombra da Terra quase que exatamente pelo seu diâmetro. Porém, a totalidade não será visível para nós, em Porto Alegre, pois a entrada na umbra (sombra) iniciará às 15h26; sua imersão na totalidade iniciará às 16h27; o centro do eclipse às 17h21; o fim da totalidade e início da saída da umbra às 18h13. A Lua terá saído totalmente da umbra às 19h17. Como a Lua nasce em torno de 17h46, nós a veremos nascendo saindo da totalidade. É lindo do mesmo jeito! Tenha às mãos uma boa câmara fotográfica.

Claro, só veremos tudo isso se as condições do tempo estiverem boas. Inicie a partir de hoje a localização dos cinco planetas visíveis e acompanhe suas evoluções no céu ao longo desses dias.

Se você quiser saber as condições do eclipse da Lua em sua cidade, mande um e-mail para nós, ou entre em contato através de Comentário, ao final deste texto.

Céu limpo para todos!


Nenhum comentário: